Organizando a festa de Reveillon 2016

Padrão

Por Taís Faustini

Ano passado fizemos um post sobre a ideias criativas na decoração de Reveillon. Para quem gosta de curtir essa data especial no conforto de casa, ao lado de amigos e familiares, sugerimos algumas dicas para que a sua festa de Ano Novo seja um sucesso!

1. Faça uma lista de convidados

Planejamento é fundamental! Toda a organização deverá ser pensada a partir da quantidade de pessoas que participará da festa. Logo, essa é a primeira coisa a ser definida. É essencial que o ambiente escolhido para o evento caibam todos seus convidados confortavelmente. Se a intenção é fazer uma festa com música e muita animação é preciso ter um espaço livre para dançar.

2. Escolha do local da festa

Festa é liberdade, animação, descontração… Para garantir tudo isso, defina o local onde será realizada o evento, amplie os espaços tirando os móveis do caminho e aproveite espaços integrados. Áreas residenciais externas também podem servir de cenários para festa, como quintal ou jardim. Eleja uma área da casa pouco usada para guardar alguns móveis pequenos e objetos de decoração delicados e permita que as pessoas circulem com tranquilidade pelo local sem se preocupar se vão esbarrar em algo ou quebrar o que está por perto.

3. Promova uma divisão de tarefas

Em festas familiares não tenha receio de pedir uma ajuda aos convidados. Organize um cardápio e peça para que tragam um prato ou bebida cada um – como aquela tia que é conhecida pela mousse incrível, o amigo que faz uma farofa divina e assim por diante. E se você for o anfitrião novamente no almoço do dia seguinte, é importante ter a ajuda de todos, inclusive para dar uma arrumada rápida no final da festa para que, na segunda rodada, esteja tudo em ordem.

4. Cardápio de Ano Novo

As comidas para a festa de Ano Novo devem ser simples. Sirva uma grande variedade de petiscos e outros itens que são de fácil preparo. Criar estações temáticas, como cantinho das comidas, das bebidas e de circulação também são boas recomendações. Assim, nada se acumula e os convidados podem se servir sem dificuldades ao longo da noite.

Uma excelente solução para festas particulares é fazer uma mesa de frios e petiscos. Disponha tábuas de frios, canapés e pequenos sanduíches ao lado de pratos e garfos de sobremesa. Sirva além dos frios uma variedade de patês e mousses salgados para serem consumidos com torradas, baguetes e pães diferentes.

Para o jantar (se for o caso) opte por comidas leves e tradicionais de Ano Novo. Para sobremesa pode fazer tortas, mousses, ou até um festival de picolés, por exemplo, para refrescar os convidados. Deixe à disposição uma cesta com frutas da estação para os convidados mais “ligths”. Todos os estilos de bebidas também caem bem, como vinho, cerveja, drinks e whisky. Surpreenda oferecendo água saborizada com frutas diversas; opção super saudável e refrescante.

5. Limpeza e Manutenção

Programe um esquema bem prático para a manutenção da festa durante a comemoração. Confira se há cadeiras e louça para todos e, se não houver, não hesite em pedir emprestado para os convidados mais próximos. Em festas mais informais, não se acanhe em oferecer utensílios descartáveis (há várias opções no mercado de boa qualidade e até coloridos) ou alugue copos e talheres. Taças de acrílico coloridas (com o nome de cada convidado) é um item interessante para oferecer como mimo aos convidados na hora do champanhe.

Use capas nos sofás para evitar que sejam manchados. Assim, além de evitar que os móveis estraguem você ainda tem a chance de criar uma atmosfera super alegre e cheia de significados.

Nos banheiros vale a pena ofertar mini toalhas individuais para secar as mãos, com um cesto ao lado para serem dispensadas – ou então, certifique-se de trocar a toalha de mão sempre que ela estiver molhada. E tenha um pano de chão escondido em algum canto do banheiro, caso seja necessário.

6. Programação

Para fazer uma Festa de Réveillon com muito alto astral e animação, três itens não podem faltar: espumante, lança-confetes e adereços. Para divertir a comemoração, adereços como poás, cartolas, colares havaianos e óculos devem ser distribuídos aos convidados, assim que forem chegando.

Além disso, não pode faltar na sua noite a tradicional chuva de prata, um tipo de confete, que você pode estourar junto com o champanhe na hora da virada. Prepare também uma boa seleção de músicas que fizeram sucesso no ano que passou. E não esqueça de ajustar seu relógio de acordo com a hora de Brasília.

Vale lembrar de planejar algo para a distração das crianças, como um pula pula, piscina de bolinhas, jogos, discoteca e etc..

7. Decoração

Os elementos usados para decorar o Natal, não precisam sair de cena, mas é necessário reforçar outra atmosfera na decoração. Vale apostar na criatividade, independente do estilo e sofisticação da Festa de Réveillon.  Capriche na decoração da mesa para a ceia, faça uso de arranjos de flores, velas e frutas típicas para compor o clima festivo. Caso queira fugir um pouco dessa tradição, pode sugerir aos seus familiares e amigos uma festa temática, ou simplesmente colorida, fica bem interessante.

Para a iluminação do ambiente, troque as lâmpadas de abajures por lâmpadas comuns coloridas. Elas são uma alternativa muito barata e que provoca um efeito muito interessante no local. Também procure usar luzes indiretas. Locais com luzes baixas “convidam” os mais tímidos a participem da festa e evitam que a pista de dança improvisada fique vazia.

8. Toques do anfitrião

Pequenos detalhes na arrumação da casa e na decoração criam um clima de capricho e zelo aos convidados e vários elogios ao anfitrião… Arranjos de velas criativos, marcadores de lugar coloridos; e porque não ofertar pequenos mimos? Tudo é válido!!!

Uma ideia interessante é proporcionar um local para as pessoas escreverem suas perspectivas e metas para o novo ano. Que tal deixar um quadro branco na saída da casa ou apartamento com o título “O que você espera de 2016?”. Ao lado coloque canetas coloridas para as pessoas escreverem suas perspectivas e metas. Fotografe e compartilhe a imagem do quadro depois da festa nas redes sociais.

Para trazer uma atmosfera mais intimista ao encontro, separe fotos antigas de seus amigos e familiares e coloque-as em um mural, relembrando o laço com cada um e reforçando a ideia de que todos que estão ali são especiais para você.

E para os mais supersticiosos, porque não oferecer mimos e lembranças da noite maravilhosa? Lembrancinhas como saquinhos com sal grosso, pimenta, lentilha, kit da prosperidade, etc. são muito bem-vindos… Incorpore-os na sua decoração!

No mais, abuse da criatividade e do bom gosto; sua festa será um sucesso! Aproveite! Feliz Ano novo!!! Beijos

Anúncios

Sobre Taís Faustini

Arquiteta por profissão, mãe aos 39 por opção, curiosa e inquieta por vocação. Sempre gostei de artesanato, de festas e de de aprender coisas diferentes... Depois que minha filha nasceu, o interesse por fazer festas infantis aumentou e me deu coragem para experimentar; criar atividades para desenvolvermos juntas nos fins de semana é o que mais me dá prazer, enfim quero aprender mais, trocar idéias, mostrar meus projetos...

Uma resposta »

  1. Pingback: Tendências para o Réveillon 2016/2017 | Garatuja de Ideias

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s