Tendências de decoração de festas para 2017

Padrão

Por Taís Faustini

Até pouco tempo atrás o mercado de festas oferecia algumas opções de temas e era escolhido o tema favorito dentre as opções e pronto! E assim muitas festas eram semelhantes e sem personalidade…

Sempre que uma tendência invade o design, decoração de casa e homewear, podemos ficar de olho que também chegarão nas festas, afinal refletem nosso estilo de vida. Várias tendências “vintage modernas” vieram dos EUA e aterrissam aqui no Brasil para ficar… E elas chegaram com muita rapidez, inclusive no que se refere aos temas, mistura de materiais, acabamentos e efeitos visuais. Fugindo do óbvio, as novidades chegaram para inovar e encantar, criando cenários únicos, modernos e especiais. Dá uma olhadinha em algumas tendências na decoração de festas que estão bombando atualmente…

1. Balões

No quesito balões, os arcos de balões desconstruídos são os queridinhos do momento! São compostos por vários balões de diversas cores e tamanhos diferentes, podendo mesclar com folhagens e até flores naturais ou artificiais. O formato de arcos podem variar de acordo com a criatividade, assim como o volume de balões em cada parte do arco. Quanto mais orgânico, melhor. Ficam num formato mais bagunçado, sem a perfeição dos arcos tradicionais, porém o resultado fica simplesmente maravilhoso!

Outra moda que chegou para ficar são os balões gigantes e os Bublles (balão bolha). Dentro do conceito de decoração clean, os balões reduziram em quantidade e aumentaram de tamanho. A ideia de utilizar balões gigantes ganhou muitos adeptos no setor de festas e eventos. O resultado fica super original, o que destaca a ambientação. Os balões gigantes geralmente são usados suspensos com gás hélio, próximos a mesas de apoio ou como fundo no painel próximo à mesa principal.

Os Bublles são aqueles balões feitos com plástico flexível transparente, decorados internamente com diversos materiais artesanais e possuem muita versatilidade e milhares de possibilidades de versões criando efeitos visuais incríveis!

2. Painéis

Na área de painéis para festas, uma das tendências são os luminosos que fazem parte de muitas decorações de casamentos e também estão invadindo o mundo de festas infantis. Letras grandes e iluminadas dando um ar retrô hollywoodiano para a comemoração. Existem em vários formatos, desde letras, números, nomes e desenhos para utilizar em decorações com ou sem personagens.

O painel sublimado é outro item que chegou com tudo: dá um toque de sofisticação e cria um cenário único! São painéis impressos em tecido imitando um efeito visual em 3D. Em geral, é o ponto principal da decoração, utilizado muitas vezes como fundo da mesa de bolo, fundo do hall ou ainda fundo do palco.

O muro inglês chegou para ficar… Essa arte floral é formada por um painel coberto de folhagens (naturais ou não). Muito utilizada na ornamentação de casamentos, vem ganhando espaço em todo o tipo de evento explorando o contraste entre o natural e diferentes formas e texturas. Na linha “menos é mais”, o muro inglês traz requinte, e ao mesmo tempo, simplicidade ao ambiente. Em casamentos e ambientes, a proposta é aliar elegância à exuberância da natureza, presente na folhagem do muro inglês combinado à arranjos florais. Essa escolha paisagística é unânime entre os decoradores para festas e cerimônias religiosas/civis, pois proporciona um clima romântico e intimista ao ambiente. Além do charme e da beleza, esse painel de folhas destaca a composição da mesa principal da festa, valorizando a decoração.

Também conhecidas como lousa digital, o Chalkboard é um poster com fundo preto que contém frases, dizeres e desenhos feitos no computador, com traços que imitam a escrita com giz. Muito usado também no fundo da mesa principal, substituindo o tradicional painel de bexigas. Item interessante para deixar as festinhas mais modernas e descontraídas, passa a ideia de decoração personalizada, que alguém escreveu aquelas palavras com muito carinho e exclusividade, especialmente para o aniversariante. Também é super prático pois você pode usar, apagar a arte e reutilizar de diferentes maneiras.

A peça é versátil e pode ganhar destaque em vários pontos, como na área de recepção dos convidados, na mesa de doces (nesses locais, especialmente em versão miniatura, trazendo algum recadinho), e até mesmo como estampa do bolo de aniversário!

As flores de papel fizeram muito sucesso em 2016 e vão continuar em 2017. São lindas, coloridas, de vários tamanhos (inclusive, gigantes), podem ser feitas com a técnica japonesa do origami, sustentáveis (pois podemos reutilizá-las), originais, inovadoras e modernas. O papel é um material leve e que imprime sutileza à decoração. Tem um bom custo-benefício, com um resultado sofisticado. É sustentável, pode ser totalmente customizado e personalizado.

3. Decoração

Na decoração de mesas propriamente ditas, as novidades também deram um salto em criatividade, privilegiando uma decoração mais clara e limpa (clean). Dentre elas destaco o Handmade, a papelaria personalizada e o uso de vários bolos na mesa de festa.

Os Handmades são as famosas peças artesanais “feitas à mão” que chegaram para ficar! Personagens feitos em crochê, feltro, varalzinho feito em tecido, ou seja, explorar esses detalhes com trabalhos feitos à mão, enriquece sua decoração de forma muito especial. Mesmo que não aposte no crochê como centro das atenções, pode-se explorar detalhes que deixam as festas com um toque minimalista e inusitado. A mistura de materiais sempre traz uma riqueza para os projetos: usando tecidos, linhas, madeira, louça, vidro e deixando a criatividade mostrar novas possibilidades.

A papelaria personalizada (scrap festa) tem sido referência em festas infantis nos últimos anos, por dotar aquele toque artesanal e criativo que vem se firmando como tendência atual. A ideia de aliar este conceito a festas surgiu do Scrapbook, uma técnica bastante utilizada para montagens de álbuns de fotos de forma bem original, aliando colagens e recortes que fazem com que aquela recordação fique ainda mais especial. Os trabalhos são tão lindos e bem feitos que surgiu a ideia de extrapolar a técnica para decorações e mimos de festas, principalmente infantis. Assim, o scrap festa é uma adaptação do estilo utilizado nos trabalhos de scrapbook para festas, deixando a decoração ainda mais charmosa e criativa. Este conceito é bem utilizado em eventos com tom intimista, no qual você quer dar aquela cara de que tudo foi feito de forma artesanal, do estilo DIY (“Do It Youself”, ou em português “Faça Você Mesmo”).

 Na mesa principal, o bolo é o protagonista, devendo ser escolhido com muito cuidado e carinho: recheio, cores, cobertura, topos, etc. Nos anos 90 era comum ter mais de um bolo na mesa de aniversários e casamentos. Geralmente eram dispostos em aparadores, em alturas diferentes. Com o tempo essa tendência caiu em desuso e deu origem a bolos únicos, mais imponentes. Porém atualmente essa tendência volta com tudo: bastante repaginada, a ideia é que bolos de formas e tamanhos diferentes componham a mesa, mas claro, com harmonia entre eles. Geralmente são colocados 2, 3 ou mais bolos, e os mesmos precisam ser diferentes nas cores, tamanhos e pode até cada um ter um recheio diferente, mas também pode mesclar bolos cenográficos e bolos verdadeiros na mesa de decoração.

Estas são algumas tendências que estão em alta em 2017 e devem continuar por um bom tempo. Espero que tenham gostado desse post e o mesmo sirva de inspiração para muitas festas! Beijos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

»

  1. Pingback: Arcos de balões desconstruídos | Garatuja de Ideias

  2. Pingback: Estilo Industrial – tendências modernas | Garatuja de Ideias

  3. Pingback: Decoração de festa infantil: Quadrinhos | Garatuja de Ideias

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s