Tendências para o Natal – 2017

Padrão

Por Taís Faustini

O Natal está chegando e com ele vem um clima de amor, esperança, celebração, agradecimentos, comida boa e muita festa! Nessa época, para deixar tudo mais encantador, as residências são decoradas com uma atmosfera calorosa e acolhedora que é típica nessa época do ano.

Mas se você é daquelas que quer produzir uma decoração diferente todos os anos, sugiro algumas tendências e novidades que estiveram presentes pela 5ª vez na Christmasworld, a maior feira de decoração de época do mundo. A feira, que acontece anualmente em Frankfurt, na Alemanha, novamente se consagrou como o ambiente perfeito para quem gosta de acompanhar todas as novidades desse segmento.

Inicialmente devo ressaltar que os enfeites tradicionais estão com toda a força e nunca saem de moda. Porém estes vem repaginados com bolas pintadas à mão, miniaturas de cidade com partes em movimento, luzes variadas, árvores de todos os estilos.

A feira reuniu pavilhões com tendências e itens de ponta, apresentou conceitos modernos e versáteis. Os temas da feira foram bastante diversos, como decoração de época, publicidade visual, iluminação, decoração natalina, flores e decoração para interiores.

Uma das novidades de decoração natalina que apareceu como tendência em 2016, foi a árvore de Natal decorada com flores. Este ano a tendência continua, usando flores e plantas frescas harmonizadas junto com itens de decoração. As composições aparecem em grande e pequena escala, com ênfase no apelo emocional, trazendo um foco visual bastante atrativo. Sobre as cores, predominaram diversos tons de rosa, turquesa, lilás e pêssego.

Entre os expositores de todas as partes do planeta, pode-se ver uma forte tendência do “candy” na decoração natalina com efeitos que remetem os doces, também um forte apelo ao retrô. O roxo que reinou absoluto desde 2014, agora passa a coroa para o cinza que é “o novo bege”.

O setor dedicado à iluminação foi um espetáculo à parte. Pôde-se encontrar de tudo, desde itens gigantescos, completamente iluminados, até modelos incríveis de luzinhas pisca-pisca totalmente exclusivas e diferenciadas.

A feira sempre mostra 4 tendências baseadas no cotidiano e aspirações que as pessoas tem para o fim de ano e também as expectativas para o ano novo. Então vamos a elas?

1) Uma celebração fantástica da alegria

Neste tema, podem ser utilizados cores, temas e brinquedos que remetem a nossa infância e assim se tornam lembranças únicas. Vale todas as misturas (de materiais e padrões), temas de quadrinhos, mangás e contos de fadas e personagens fantásticos, misturados a rendas, crochês e bordados.

Formas, cristas, emblemas e símbolos clássicos, icônicos e estilizados se fundem com a arte popular tradicional. Cristais, contas, brocados e superfícies prateadas adicionam essa feliz homenagem à infância.

2) Um tratamento valioso com a tradição

Esse estilo atemporal é original, refinado, rústico e bem desenhado. Focado no artesanato de alta qualidade que remete à cultura e tradições, porém com cores pastéis e presença forte de elementos como corda, lona, camurça, madeiras cruas e escuras, argila, cerâmica e tijolo. Estes são acompanhados de produtos artesanais tradicionais com aparência tecida, tricotada e de nós. Floral e padrões rurais, bem como motivos de penas e pássaros, harmonizam-se com os desenhos em combinação com misturas, efeitos degradês e tecido (tweed).

3) Um toque gentil da natureza

Transparência, estruturas finas, texturas sutis e contrastes são os motivos utilizados no “mundo” de vidro, porcelana, cerâmica e metais em tons de ouro. Os padrões utilizados são bolhas de sabão, gotas de água, orvalho e névoa, mas também cristais de gelo. Mostrando delicados motivos de água corrente ou rajadas de vento onde são adicionados padrões geométricos modernos e motivos de grade.

Nuvens tranquilas, água suavemente em movimento, uma leve brisa e areia macia. Esse estilo de inspiração natural cria um oásis reconfortante de calma e relaxamento – suave, etéreo e atmosférico. Uma série diferenciada de cores restritas é usada nesse ambiente sensual. Na interação de linho macio, ardósia, hortelã, rosê e lima, coral e ouro luminosos criam acentos refinados.

4) Uma figura distintiva da modernidade

Estética e sofisticada. Com sua expressiva elegância a tendência formal dá um brilho especial aos objetos do cotidiano. Inspirada no modernismo clássico: lembra os desenhos industriais e a arquitetura, com formas predominantemente proporcionais e expressivas, compactas de cores de tons fortes (azul, cobre, mármore cinza claro, onix, ouro e rubi). Padrões geométricos com  flores e folhagens únicas com estátuas estilizadas.

Aproveitando o design interessante e moderno para a decoração de Natal deste ano, a mistura de cores e materiais diferenciados, podemos basear nossa decoração em um dos estilos citados acima sem medo de errar…  Espero que esse post tenha despertado muitas ideias e inspirações para esse Natal! Beijos

Não deixe de rever nossos posts natalinos sobre árvore, guirlandas, enfeites para árvore, lâmpadas , lâmpadas 2 e boneco de neve:

Fonte usadas neste post:

http://www.revistaartesanato.com.br

https://designinnova.blogspot.com.br

http://www.topfair.de

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s